Top

Turismo de Mira

Mira: Destino para Surfistas

Nos últimos anos, Mira têm sido considerada uma das melhores zonas balneares de Portugal. Galardoada com o prémio Bandeira Azul desde a primeira edição na Praia de Mira (1987) e desde 2007 na Praia do Poço da Cruz, Mira passou a ser destino ideal para férias.

Em 2019, foi apresentada em Lisboa, uma iniciativa para promover os melhores sítios da Região de Coimbra, o projeto “Surf No Crowd”. Este projeto tem como principal objetivo promover as praias e condições naturais da Região para estimular a prática de surf em novas zonas com grande potencialidade para o desenvolvimento do desporto seguro e sem multidões.

O “Surf No Crowd” tem como missão a promoção da responsabilidade e sustentabilidade social, a harmonia e união com a Natureza e a prática de um desporto inclusivo.

Por estar na zona Centro Norte de Portugal, ser um local onde as melhores condições para surf são ondas ocidentais combinadas com o vento offshore vindo do Leste e com pouca concentração de pessoas na praia, Mira foi um dos destinos escolhidos para entrar no “Surf No Crowd”.

Ao entrar neste projeto, Mira aliou-se aos concelhos de Cantanhede e Figueira da Foz, passando a ser cofinanciada pelo Programa CENTRO 2020, FEDER e também o apoio de empresas e associações locais, para a exploração das suas praias para a prática de um surf friendly e incentivar o crescimento económico da zona costeira fora da época balnear.

O “Surf No Crowd” e o conceito do surf friendly enquadram-se com o concelho de Mira por ser uma zona longe de grandes multidões e ao mesmo tempo possibilitar a dinamização de atividades que mostrem as características únicas do nosso território e ajudaram a atenuar a sazonalidade da zona.

Através do desenvolvimento de campanhas e eventos, este projeto trouxe para os concelhos, não só o reconhecimento da zona em território nacional como também aumentou o seu reconhecimento internacional. Para além da promoção das praias nas redes sociais, a iniciativa “Surf No Crowd” já marcou o seu primeiro evento “Caravana Surf No Crowd” no dia 12 de junho de 2021 na Praia de Mira e na Praia do Poço da Cruz.

O evento consistiu num conjunto de animações tais como: batismos de surf, sessões de bodyboard gratuitas, aulas de surf adaptadas, recriações da cultura de Mira, workshops e exposições, contando sempre com a participação dos embaixadores do projeto, Gonçalo Cadilhe (escritor de viagens e surfista), Miguel Blanco (bicampeão nacional de surf) e Claúdia Pinto (apresentadora e modelo).

Devido à pandemia, todas estas atividades tiveram de cumprir as normas da DGES, como a delimitação do número de participantes ao mesmo tempo em cada atividade e também o comércio e atividades turísticas locais tiveram que obrigatoriamente o Selo “Clean and Safe”.

Além destas atividades, os participantes ainda puderam aproveitar para conhecer a cultura de Mira, através do Museu do Território de Mira, dos Palheiros de Mira, da Pista Ciclo pedonal e Percursos Pedestres.

Não perca esta iniciativa para o próximo ano e aproveite para conhecer a nossa região de Mira. Pratique surf longe das multidões, mas perto das melhores ondas!

Comentar